ID do Usuário
O MVMCloud Analytics inclui um recurso de ID de usuário para rastreamento aprimorado em sites que oferecem aos visitantes a capacidade de fazer login. Esse recurso permite que os proprietários de sites conectem um identificador exclusivo, como o nome de usuário ou e-mail de cada visitante, com seus dados analíticos para rastreamento mais preciso. Ao rastrear o ID do Usuário, é possível rastrear visitantes entre visitas em várias datas e dispositivos.
Como configurar o rastreamento de ID do Usuário
Para habilitar a funcionalidade de ID do Usuário, você precisa começar a enviar IDs dos Usuários para o MVMCloud Analytics. Primeiro, você precisará identificar quais dados seu site contém para cada usuário, que pode ser usado como um ID de Usuário. Todo site que permite que as pessoas façam login deve ter pelo menos um identificador exclusivo que usa para diferenciar os usuários. Pode ser um número exclusivo, um nome de usuário ou simplesmente o endereço de e-mail de um usuário.
É recomendável definir o endereço de e-mail de um usuário como um ID de Usuário, se possível. Isso porque também permitirá que você rastreie o mesmo usuário quando ele preencher um formulário de contato ou inscrição, mesmo quando estiver desconectado.
A próxima etapa é enviar esse identificador exclusivo para o MVMCloud Analytics. O método exato para fazer isso varia dependendo de como seu site foi construído. Você pode encontrar instruções passo a passo para os vários métodos abaixo.
Como configurar o rastreamento de ID de Usuário com o Gerenciador de Tag do MVMCloud Analytics
O método para configurar o rastreamento de ID do Usuário com o Gerenciador de Tag do MVMCloud Analytics varia dependendo de como seu site foi criado. Como não há uma maneira padronizada de incluir IDs de usuário no código do site, você provavelmente precisará configurar isso sozinho ou obter assistência do desenvolvedor.
- Acesse o Gerenciador de Tag do MVMCloud Analytics;
- Crie uma variável chamada UserID que capture o identificador de usuário exclusivo de cada visitante;
Se você exibir nomes de usuários no front-end de seu site, talvez queira criar uma variável a partir de um seletor HTML DOM enquanto um usuário estiver conectado. Ou, para um método mais flexível, você pode configurar seu site para expor o nome exclusivo de identificador, como um endereço de e-mail, para a camada de dados com um pequeno código personalizado. - Crie ou atualize sua variável de configuração do MVMCloud Analytics para coletar o UserID. Supondo que você nomeou sua variável de ID de usuário na última etapa UserID, você rolaria para baixo até o campo de texto User ID e inseriria {{ UserID }} para obter os valores capturados por essa variável em sua configuração de rastreamento do MVMCloud Analytics.
- Visualize e publique seu contêiner MVMCloud Analytics atualizado. Durante a visualização, você pode visitar seu site e uma tela de depuração do Gerenciador de Tag do MVMCloud Analytics será exibida na metade inferior da tela. Você pode clicar na guia Variáveis para garantir que a variável UserID esteja sendo selecionada corretamente pelo Gerenciador de Tag do MVMCloud Analytics. Depois de confirmado, publique seu contêiner para começar a rastrear IDs de usuário.
Como enviar ID de usuário com o cliente JavaScript
Se você tiver um site totalmente personalizado, poderá adicionar um trecho de código JavaScript ao seu site que envia o ID do usuário para oMVMCloud Analytics por meio da API de rastreamento Javascript. Para fazer isso, você adicionaria o identificador exclusivo de um usuário ao seguinte trecho de código:
_paq.push(['setUserId', 'ID_USUARIO_AQUI']);
O exemplo acima, _paq.push([ ]);
envia os dados para o MVMCloud Analytics. O comando 'setUserId'
define quais dados são enviados e você deve configurar
o segundo argumento 'ID_USUARIO_AQUI'
, para conter dinamicamente o ID de usuário do visitante que está visualizando a página no momento. Este
código deve ser colocado dentro do código de rastreamento do MVMCloud Analytics, acima da ação que você está rastreando.
Por exemplo, o código acima dentro do código de rastreamento de exibição de página padrão do MVMCloud Analytics seria mais ou menos assim:
<!-- MVMCloud Analytics -->
<script type="text/javascript">
var _paq = window._paq = window._paq || [];
_paq.push(['setUserId', 'ID_USUARIO_AQUI']);
_paq.push(['trackPageView']);
_paq.push(['enableLinkTracking']);
(function() {
var u="//{$MVMCLOUD_ANALYTICS_URL}/";
_paq.push(['setTrackerUrl', u+'js/tracker.php']);
_paq.push(['setSiteId', {$IDSITE}]);
var d=document, g=d.createElement('script'),
s=d.getElementsByTagName('script')[0];
g.async=true; g.src=u+'js/tracker.php'; s.parentNode.insertBefore(g,s);
})();
</script>
<!-- End MVMCloud Analytics Code -->